1.
NOME:
Construindo as regras da divisibilidade
2.
CONTEÚDOS:
Critérios da divisibilidade por 2,3,4,5,6,9,10.
3. OBJETIVO
* Desenvolver o raciocínio lógico.
* Fixar conteúdos.
4. DESENVOLVIMENTO:
1° Cada aluno ganha uma folha de ofício.
2° Cada aluno/a copia do quadro negro a seguinte tabela:
É divisível
|
Por 4 quando
|
É divisível
|
Por 10 quando
|
É divisível
|
Termina em 0 ou 5
|
Um número
|
É par
|
Um número
|
A soma dos seus algarismos resulta em
um múltiplo de 3.
|
Por 3 quando
|
Um número
|
É divisível por 2 e 3 ao mesmo tempo.
|
Por 2 quando
|
Por 9 quando
|
É divisível
|
Por 5 quando
|
É divisível
|
Os dois últimos algarismos são
múltiplos de 4
|
Termina em zero
|
Um número
|
A soma de seus algarismos resulta em um
múltiplo de 9
|
Um número
|
É divisível
|
É divisível
|
Um número
|
Por 6 quando
|
Um número
|
3° Após copiar, eles/as deverão
recortar todos os quadradinhos
4° Os/as alunos/as deverão formar 7 frases com os
critérios da divisibilidade e colar no caderno.
“ CONSTRUINDO AS REGRAS DA DIVISIBILIDADE”
Frases:
·
Um número é divisível por 2 quando é par
·
Um número é divisível por 3 quando, a soma de
seus algarismos resulta em um múltiplo de 3.
·
Um número é divisível por 4 quando, os dois
últimos números forem múltiplos de 4
·
Um número é divisível por 5 quando, termina em
zero ou cinco.
·
Um número é divisível por 6 quando, divide por 2
e por 3 ao mesmo tempo.
·
Um número é divisível por 9 quando, a soma dos seus algarismos resulta
em um número divisível por 9.
·
Um número é divisível por 10 quando, termina em
zero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário